Os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas e transformam o mundo e a forma como se lida com ele. E, obviamente, o mercado condominial também lida com todas essas mudanças.

Mas a pergunta que fica no ar é: quais os benefícios que as tecnologias podem trazer ao condomínio?

A resposta: inúmeros benefícios! A tecnologia investe em maneiras de otimizar e facilitar os processos diários. Portanto, além de trazer mais praticidade, agilidade e inteligência ao cotidiano de empresas e pessoas, novas ferramentas parecem reduzir o tempo para executar tarefas, melhorar a segurança e melhorar o gerenciamento de departamentos.

Gerenciamento de condomínio e o dia-a-dia dos condôminos

Os processos automatizados são um bom exemplo de como a tecnologia pode apoiar o gerenciamento condominial e o cotidiano dos moradores. Vale a pena notar que as empresas modernas dependem cada vez mais de funções computadorizadas. As rotinas de gerenciamento de condomínio fornecem bons exemplos, como o uso de software de gerenciamento de processos e ferramentas de armazenamento em nuvem.

Os sistemas automatizados também garantem maior sustentabilidade, com controle de questões como: o uso de iluminação e água em áreas comuns e no registro do consumo individual de cada unidade. As câmeras de vigilância também são objetos que trazem segurança, além de sistemas de acesso através de catracas eletrônicas, biometria ou reconhecimento de rosto, ou de placas de automóveis.

Velocidade em comunicação

Antes, processos que poderiam levar dias ou até semas para serem resolvidos, atualmente, podem ser resolvidos em questão de horas ou até mesmo minutos. Há condomínios que já utilizam do serviço de aplicativos próprios de onde neles os condôminos podem gerenciar a agenda e a reserva de itens na sala para objetos compartilhados, incluindo aspiradores de pó, escadas, ferramentas e eletrodomésticos fáceis de usar. O uso de áreas comuns, como o salão de festas e a recepção de visitantes e pedidos, são outras tarefas realizadas por aplicativos do gênero.

E, falando de aplicativo de uso comum, até mesmo o WhatsApp pode ser uma ferramenta para auxiliar na comunicação. Grupos de condôminos podem ser criados para que situação sejam abordadas, mas, é valido deixar em pauta que há a necessidade de que alguém tome frente para manter a ordem em grupos assim para que o foco dos mesmos não seja perdido.


0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *