Os especialistas reforçam a ideia de que, tanto vazamento quanto infiltração de água, podem potencializar a ação de bactérias e vírus. O mundo inteiro está vivendo uma situação na qual nunca foi esperada, muitos estão em isolamento social para evitar a ampliação da pandemia da COVID-19. Que é altamente infecciosa e causa problemas respiratórios que podem levar a morte!

É de extrema importância que, além dos cuidados básicos da higienização das mãos e evitar levá-las ao rosto, deve-se também, ser observado o local onde se vive ou trabalha, principalmente se tiver infiltrações de água e vazamentos.

As condições de casas, prédios comerciais e apartamentos representam um fator importante à higiene. A umidade que se origina de infiltrações, promove um ambiente propício à proliferação de fungos e favorável a longevidade de vírus. Segundo o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias em Engenharia de São Paulo, um dos principais problemas estruturais nos condomínios e residências são causados pela infiltração de água e vazamentos.

Faça uma revisão preventiva

Logo, é importante que se faça o check-up preventivo para detectar os primeiros indícios, buscando identificar o foco o mais rápido possível. A engenheira civil Rejane S. Berezovsky, vice coordenadora da Câmara de Inspeção Predial do Ibape/SP, diz que os danos de infiltração não podem ser confundidos com os de vazamento, que geralmente são resultantes de uma falha na tubulação da rede de água ou esgoto. Para o estrago do vazamento aparecer não é necessário estar chovendo nem haver manchas de fungo, já a infiltração é percebida apenas em período chuvoso.

Tanto a água, quanto o mofo, apresentam sinais visíveis de sua presença, porém o mais importante de tudo isso, não é identificar o problema, e sim, a sua causa, que normalmente está relacionada à infiltração ou ao fenômeno natural de condensação.

Mesmo com os sinais visíveis, é recomendado uma avaliação profissional de um engenheiro ou arquiteto capacitado para um diagnóstico preciso. Obras e reparos feitos de forma independente podem mascarar os sinais importantes levando a problemas ainda maiores, comprometendo a saúde do imóvel e dos moradores.


0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *