Em tempos de isolamento social, a tecnologia se tornou aliada de muitas pessoas, e os síndicos não ficaram para trás. As assembleias virtuais — antes reuniões presenciais para tomar decisões conjuntas sobre o condomínio — passaram a ser a forma mais rápida de realizar encontros e uma das mais novas ferramentas para gestão condominial.

Para que esses encontros online ocorram de forma legalmente válida, entretanto, é crucial que alguns requisitos sejam seguidos. São eles:

  • Não ser proibido realizar assembleias virtuais na convenção condominial, e caso seja, o síndico deve solicitar a inclusão dessa possibilidade;
  • Uma plataforma à prova de fraudes deve ser utilizada durante a reunião;
  • Todos os envolvidos devem concordar e ser devidamente treinados no uso da tecnologia;
  • Todos os condôminos devem ser convocados, visando a lei 4.591/64 do código civil.

Durante a reunião é possível colocar em pauta os mesmos assuntos tratados presencialmente, como votações e discussões em grupo.

A maior vantagem das assembleias virtuais é que os encontros são mais objetivos, não abrindo espaço para conversas paralelas do dia a dia. Outro benefício também é o maior índice de participação dos moradores. Por ser muito cômodo participar de uma assembleia do conforto da própria casa, o número de condôminos poderia aumentar ou até mesmo dobrar.

As reuniões virtuais, todavia, não são feitas somente de vantagens. Quando se tratando da web, um dos maiores inconvenientes é a falta de conhecimento de algumas pessoas sobre como utilizá-la. Outro ponto negativo também se dá por condições financeiras, posto que computadores, celulares e tablets não são aparelhos tão baratos.

Para realizar uma assembleia virtual, é preciso que o síndico tome consciência das condições dos condôminos participantes e atente-se a seguir à risca todas as regras impostas pelo jurídico. No mais, realizar reuniões virtuais é uma ideia que provavelmente será bastante difundida no futuro, e pode ser uma verdadeira mão na roda quando se tratar de assuntos emergenciais que não podem demorar a ser discutidos. 

Categories: Dicas

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *