Ter academias em um condomínio é uma boa ação para incitar a prática de exercícios e atividades físicas nas pessoas, principalmente em locais fechados e muito grandes, onde as pessoas preferem ficar em casa e acabam adotando o hábito do sedentarismo.

Mas, para um bom funcionamento nas áreas comuns da academia, é preciso estabelecer regras para que todos os moradores e funcionários convivam em harmonia e evitem transtornos. Boas práticas geram boa convivência!

Antes de instalar a academia, no entanto, é preciso verificar se há lei para o espaço em que quer construi-la. Em seguida, é importante formar uma assembleia ou reunião para informar os moradores e apresentar o projeto do local. Além de ser feita para uso dos moradores, acarretará um custo maior.

Decidir, então, o local da academia. Caso seja um lugar já existente, como um salão de festas, ou se precisará ser construído, tendo que fazer o planejamento da obra. Programar o prazo de entrega da academia, além de encomendar todos os materiais necessários.

Para instalar uma academia, existem diversos equipamentos essenciais: esteira, bicicleta ergométrica, elípticos, supinos, puxada ou remada, flexor, pesos, colchonetes, bebedouro, ventiladores e álcool para limparem os equipamentos. A depender do tamanho da sua academia, opte sempre por ter mais de um aparelho funcional, para que não haja conflitos entre os moradores.

Além disso, se possível, uma ótima opção é contratar um instrutor físico que possa explicar os treinos de forma adequada aos moradores que fizerem uso do local. O profissional deve ter registro no Sistema CONFEF/CREF, segundo conta na Lei Federal 9.696/98.

Para uma convivência dos moradores na academia, é preciso que eles se conscientizem e sigam as regras de boas práticas. Saber que é respeitoso revezar os equipamentos se todos estiverem ocupados, não demorar no uso; levar toalha de mão para usar o álcool e limpar os equipamentos; colocar tudo no lugar caso mova para usá-lo.

Atualizar o Regulamento Interno para oficializar o uso da academia e deixar todos cientes das novas regras. Além do mais, é necessário treinar zeladores e funcionários sobre a limpeza e a manutenção da academia, que devem ser feitas em horários de não funcionamento da academia.


0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *